25 março 2017

Rio Grande do Norte é o estado do Brasil mais afetado pela seca

O Nordeste entra no seu sexto ano de seca em 2017. No Rio Grande do Norte, até caíram algumas chuvas nas últimas semanas, mas a situação segue crítica. Na verdade, o RN é o estado brasileiro que mais sofre com a estiagem prolongada. Por aqui, 154 dos 167 municípios estão em situação emergencial em virtude da estiagem, número que representa 92% das cidades. Os dados são do último relatório da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, datado de 17 de março. Depois do RN, a Paraíba é o estado mais afetado, com 198 dos seus municípios (88,7%) em estado de emergência reconhecido pelo governo federal.
Ao todo, 872 cidades brasileiras sofrem de alguma forma com a longa seca e são reconhecidas pelo governo federal. A maioria delas estão concentradas no Nordeste. Com 140 de seus entes municipais em situação de emergência pela estiagem, o Ceará completa o pódio das unidades da federação mais atingidas pela escassez de chuvas.
No RN, o reconhecimento do quadro extremo nas 154 cidades foi feito por parte do Ministério em 22 de setembro de 2016. Com prazo de seis meses, a vigência teve sua validade expirada ontem. Ao todo, de acordo com a Sedec, além do Distrito Federal, 12 estados brasileiros têm cidades com dificuldades pela estiagem: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Sergipe, mais Paraíba, Ceará e RN.
No que compete à Companhia de Águas e Esgotos do RN, o órgão responsável pela distribuição da água de 153 municípios do estado, afirma que 76 deles passam por rodízio em seu abastecimento, incluindo parte de Natal. Outros 18 estão em colapso, o que quer dizer que a população não está com água nas torneiras de suas casas. Dessas cidades em situação crítica, 14 delas são do Alto Oeste e quatro do Seridó.
Quanto ao quadro crítico constatado pelo Ministério da Integração e pelo seu relatório local, a Caern confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, mesmo que o cenário não tenha mudado tanto, as chuvas que caíram recentemente no estado podem ter tirado alguns municípios da emergência ou colapso. No entando, o órgão ponderou que ainda não possuía a lista com os municípios que teriam melhorado seus quadros.
O Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) também destaca as chuvas e garante que elas não trouxeram um grande resultado. As precipitações foram suficientes para recuperar alguns pequenos mananciais, amenizar a situação em grandes reservatórios, e trazer esperança de dias melhores para o sertanejo.
Contudo, a situação ainda é crítica e o alerta se mantém dentro da equipe de administração dos recursos hídricos potiguar, formada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Caern e o Igarn.
"Estamos com uma situação ainda crítica. As chuvas ocorreram e vem ocorrendo, mas não tiveram força para mudar o quadro crítico daqueles mananciais maiores, acima de 5 milhões de metros cúbicos que monotoramos. Evidente que essas chuvas melhoraram bastante a situação dos reservatórios menores, que geralmente estão em comunidades rurais, e isso deverá melhorar o quadro nessas áreas", afirmou o diretor presidente do Igarn, Josivan Cardoso.
Dos grandes reservatórios – com mais de 5 milhões de metros cúbicos de capacidade – monitorados pelo Igarn, alguns apresentaram resultados positivos após as precipitações, mesmo que ainda não tenha sido suficiente para resolver o problema hídrico.
É o caso do Açude Beldroega, em Paraú, e do Açude Pataxó, em Ipanguaçu, que chegaram a sangrar, e até a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, que recebeu um volume de água significativo. "Na região do Seridó tivemos uma quantidade boa de água, como em São João do Sabugi; dois açudes receberam mais de seis milhões de metros cúbicos de água", disse Cardoso. "Isso mostra que estamos tendo uma recuperação dos açudes, mas vale ressaltar que estamos atentos. O Governo do Estado está em alerta, tentando fazer com que a água que temos perdure por mais tempo nos reservatórios, servindo a sociedade minimamente para manter o sistema funcionando", ressaltou o diretor do Igarn.
Ele afirma que, para tentar conter a crise, o órgão desenvolve ações de fiscalização e de regulação de uso das águas, mas chama a atenção para o fato de que a sociedade, juntamente com o Estado, deve cooperar com o uso consciente da água.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FEMURN

Atirador do Ministério Público ficará preso preventivamente em Natal

Atirador do Ministério Público chega ao Comando da Polícia Militar (Foto: Carlos Lima/Inter TV Cabugi)

Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, ficará preso por tempo indeterminado, até nova ordem judicial. Ele se apresentou à Polícia Civil, no final da manhã deste sábado (25), mas a polícia já estava de posse de um mandado de prisão preventiva contra ele. O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte era procurado desde esta sexta-feira (24), após atirar no procurador-geral adjunto, Jovino Sobrinho, e no promotor público Wendell Beetoven.

Após se apresentar, Guilherme prestou depoimento. O delegado Renê Lopes, da 5ª DP, que conduziu o interrogatório, disse que o servidor passou a maior parte do tempo calado. "Ele nos respondeu apenas três questionamentos. Negou quando questionamos se mais alguém participou da ação, negou que já tenha sido internado anteriormente por problemas psiquiátricos ou psicológicos e negou também que o atentato tenha tido relação com um processo que seu genitor respondeu".
Ainda de acordo com o delegado, Guilherme não quis se pronunciar sobre as motivações para atacar os procuradores e o promotor. Ele também não falou sobre quais seriam os seus alvos, conforme consta em uma carta escrita por ele.

O servidor do MP foi ouvido e, inicialmente, levado para o quartel do Comando Geral da Polícia Militar. "Como ainda não tínhamos uma vaga definida para ele, levamos-o para o quartel da PM. Depois, ele foi conduzido para o Centro de Detenção Provisória da Ribeira, onde ficará preso por tempo indeterminado", informou o delegado-geral da Polícia Civil, Claiton Pinho. Guilherme ficará em uma cela especial por ter curso superior e ser funcionário do Ministério Público.

A arma do crime, um revólver calibre 38, também foi apreendida neste sábado. Ela tem capacidade para cinco disparos e estava com uma munição intacta, de acordo com a polícia.
Inquérito
O delegado Renê Lopes, que preside o inquérito, declarou que com a prisão de Guilherme vai continuar colhendo os depoimentos. Na próxima segunda-feira (27), ele pretende ouvir o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, que seria um dos alvos do servidor. Posteriormente, as vítimas que foram baleadas também serão ouvidas, conforme se recuperem.

Guilherme Lopes entrou armado em uma reunião onde estava o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, e seus auxiliares, na manhã desta sexta-feira. De acordo com relato de Rinaldo, "Guilherme se aproximou, colocou dois papéis na minha mesa e disse: 'Isso é uma recompensa por tudo o que vocês fizeram'. Em seguida, ele puxou a arma e a tirou do coldre. Gritei para todos que ele estava armado e houve uma correria. Ele apontou o revólver em minha direção e atirou, mas errou".

O servidor, porém, conseguiu atingir o promotor Wendell Beetoven com um tiro nas costas e, em seguida, já em outra sala, efetuou dois disparos contra o procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Sobrinho.

Após o atentado para sair das salas dos membros do MP cruzando com os seguranças, Guilherme gritava que havia um homem atirando atrás. "Mesmo assim, houve troca de tiros no estacionamento. Depois, ele escapou", disse o procurador-geral.

Rinaldo Reis disse ainda que não há na ficha funcional de Guilherme Lopes, até então, nada que desabonasse a conduta profissional dele. "Não tenho a menor ideia do que tenha motivado o servidor a atentar contra nossas vidas. Ele é concursado, servidor efetivo e ainda exerce cargo comissionado no Ministério Púbico. Nunca houve constrangimento na parte administrativa, nunca houve processo disciplinar, nunca foi afastado das funções dele, não há registro de qualquer afastamento por problema psíquico. Era um servidor considerado por todos como normal".

Fonte: G1rn

BB instala Wi-Fi em mil agências no país para estimular uso do mobile

 O Banco do Brasil instalou redes Wi-Fi em mais de 300 agências pelo país durante o primeiro trimestre e estima expandir o serviço para mil unidades até setembro. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o aplicativo da instituição e pretende familiarizar os clientes às operações disponíveis nos smartphones e tablets para intensificar o uso do canal.
O acesso à Internet é feito com o apoio dos funcionários nas agências, que auxiliam os usuários a baixar o app, apresentam as funcionalidades e divulgam a segurança do canal. Segundo o banco, a intimidade com a tecnológica garante uma melhor experiência ao cliente, gerando maior conveniência e, na maioria dos casos, dispensa a necessidade de deslocamento até as agências bancárias. “A satisfação dos clientes que utilizam o modelo de atendimento digital é 21% superior daqueles que utilizam o atendimento físico. A solução para o cliente está disponível na palma da mão e pode ser feita em qualquer lugar,” ressalta o diretor de clientes pessoas físicas do BB, Simão kovalski.
Pelo aplicativo é possível fazer desde pagamento de boletos, transferências e depósito de cheques, até operações mais complexas, como: contratação de empréstimos, financiamento de veículos e de operações rurais. Apenas em 2016, foram feitas mais de 3 bilhões de transações pelos dispositivos móveis. “As transações realizadas nos canais mobile e Internet representam 65,9% do total do atendimento no BB e o aplicativo do banco já ultrapassou a marca de 11 milhões de usuários”, ressalta Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do BB.
A pesquisa realizada pela Opinion Box e o Mobile Time apontou o app do Banco do Brasil como um dos cinco mais importantes no dia a dia do brasileiros, atrás apenas de redes sociais e do Google. Entre os aplicativos bancários, o BB é líder em downloads e possui a melhor avaliação dos usuários nas lojas Apple Store e Google Play.

Fonte: http://agorarn.com.br/